Desde o mais brincalhão até ao mais sério, passando pelo mais assustadiço, todos os cachorros têm particularidades e hábitos bem engraçados. Gestos ou hábitos, sejam gerais ou particulares de cada animal, que os fazem seres adoráveis e únicos.
Desde cedo, cada cachorro é diferente e todos os donos conhecem esse hábito tão engraçado que o nosso amigo peludo faz, mas também é verdade que os cães compartilham certas atitudes muito engraçadas e que têm uma explicação.
Perseguir a sua cauda
De certeza que já viu alguma vez um cachorro dando voltas e voltas sobre si mesmo para morder a cauda. Pode ser uma atitude divertida, no entanto, quando o nosso cachorro a tem e mostra sinais de ansiedade, pode ser um sinal de que algo não está bem. Recomendamos que leia o nosso artigo por que meu cachorro morde o rabo, para descobrir as causas do seu amigo ter esse comportamento de forma compulsiva.
Dormir de barriga para cima As posturas que o nosso cachorro pode fazer enquanto dorme podem ser bem estranhas, no entanto, uma das mais comuns e engraçadas é quando fica de barriga para cima. Todas as patas ficam relaxadas, a cara enrugada e, às vezes, com o corpo dobrado como se fosse um verdadeiro contorcionista. Quando o nosso cachorro dorme assim significa que está totalmente relaxado e sente-se muito seguro.
Se você é daqueles que babam quando veem qualquer cachorro aproveitando a ventania pela janela de um carro em movimento, acredite: você não está só. Mas por que será que praticamente todo cão gosta de ficar na janela do carro? Será que existe alguma explicação para isso? Existe.
Antes de qualquer coisa, tenha sempre em mente o seguinte: cachorros são praticamente narizes ambulantes. Enquanto o olfato humano é equipado com míseros 5 milhões de receptores de cheiro, o canino tem 225 milhões.
Quando o ar está em movimento, todos esses sensores são mais bem ativados e os cachorros conseguem captar e reconhecer as inúmeras moléculas de odor presentes no ar. Então, quando seu cachorro coloca a cabeça para fora da janela ele está, na verdade, chafurdando em um mar de todos os cheiros possíveis.